Casa Sustentável com geração de energia solar

Casa Sustentável com geração de energia solar

Em um mundo onde o uso racional dos recursos naturais e o consumo consciente se tornam cada vez mais importantes, a arquitetura sustentável ganha destaque nas construções. Mais do que nunca é importante que os projetos tenham como base a integração ao meio ambiente. Reduzir a poluição gerada pela obra e aproveitar da melhor maneira possível as condições climáticas e geográficas do local são as tendências do momento.

Nesta lista, podemos incluir também a autoprodução sustentável de energia elétrica. Já imaginou ter o sol pagando sua conta de luz? Sim, esta é uma realidade cada vez mais presente em nosso país. Temos excelente recurso solar que nos proporciona condições privilegiadas para ser liderança mundial na geração de energia solar. Hoje, a fonte solar figura como a 7ª maior da nossa matriz elétrica, com base nos dados apresentados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

“Cada vez mais os brasileiros estão deixando a zona de conforto e passando a encarar a geração de energia solar fotovoltaica como investimento. A imensa redução no valor da conta de energia, garantida pela instalação das placas solares, faz com que o dinheiro investido retorne ao seu bolso em curto prazo e ainda por cima te deixa imune das constantes mudanças das bandeiras tarifárias”, aponta Walter Marconi Junior, sócio proprietário da recém-inaugurada Ensolar Cotia. De fato, a energia solar pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz. “Além da economia de dinheiro e redução de impactos ao meio ambiente, essa tecnologia tem um potencial incrível para atrair novos investimentos, públicos ou privados, gerando oportunidades de empregos locais de qualidade”, completa Rubens Bossi, seu sócio. Outro ponto positivo é a capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Além do uso de energia solar, outras estratégias podem ser adotadas para uma casa sustentável, como coleta e reservatório de água da chuva, iluminação natural nos ambientes, ecotelhado com isolamento térmico, lâmpadas de LED, pé-direito alto, paredes externas duplas, entre outras ações.


Como funciona a geração de energia solar

A luz do sol é captada pelos painéis fotovoltaicos, que fazem a transformação para energia elétrica. Isso acontece porque os elétrons se movimentam com a incidência de luz solar, gerando eletricidade. Assim, toda essa energia é utilizada por sua casa. O excedente da produção é injetado na rede elétrica, através do relógio bidirensional, resultando em créditos.


Famosos que aderiram ao sistema

Uma das ex-vocalistas do grupo Rouge, Aline Wirley, e o ator Igor Rickli instalaram mais de 20 painéis solares em casa. Michel Teló tem mais que o dobro disso instalado em sua casa. O cantor fez, até mesmo, o registro de todo o processo de instalação em seu perfil do Instagram e disse a seus seguidores sobre a importância da economia que esse tipo de sistema oferece. O mesmo fez a atriz Isis Valverde em sua rede social, quando aderiu ao sistema.


Energia limpa na Casacor SP 2019

Quatro ambientes da mostra paulistana apostaram nesta ideia sustentável para gerar energia de forma ainda mais limpa. Um deles, e um dos mais visitados, foi o Living do Restaurante. O arquiteto Gustavo Paschoalim apostou na área externa em duas OPTrees, árvores solares com design de mobiliário urbano.

Já os arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci, do escritório Plantar Ideias, uniram contemplação e sustentabilidade em uma varanda autoral. Painéis de energia solar, mobiliário sustentável e materiais que captam o gás carbônico da atmosfera foram alguns diferenciais do espaço chamado de VarandAR. A varanda ao ar livre tinha espécies nativas, como bromélias, bambus e alguns tipos de xerófilas, e as placas solares estavam acima do mobiliário urbano. Uma poltrona com uma extensa placa solar garantia, além de uma sombrinha para o visitante, carregamento de celular.


Evento vai discutir energia solar

Entre 27 e 29 de agosto, São Paulo vai sediar a Intersolar South America, maior feira e congresso da América Latina voltado ao setor de energia solar. O evento vai reunir empresários, profissionais, acadêmicos e representantes do poder público para discutir tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento de geração e produção fotovoltaicas e tecnologias termossolares. Para mais informações, acesse www.intersolar.net.br